Original Logística

NOTÍCIAS


30/11 - Brasil tem maior crescimento de comércio exterior entre países do G-20


O comércio exterior brasileiro teve a maior taxa de crescimento entre todos os países do G-20, no terceiro trimestre de 2018, puxado pela China e se aproveitando da crise entre Pequim e Washington. Informações divulgadas, na última quarta-feira (28/11), pela OCDE mostram que a guerra comercial já atinge o fluxo de bens pelo mundo e as quedas passam a ser importantes.

Tais dados confirmam o que a OMC já vinha alertando: o fluxo de exportações e importações está perdendo força. No terceiro trimestre do ano, o aumento do comércio mundial foi apenas marginal e apenas foi positivo diante da alta no preço do petróleo. Nesse período avaliado, a expansão das exportações no G-20 foi de apenas 0,3%, contra um aumento de 0,7% nas importações. No segundo trimestre, o resultado havia apontado para uma pequena contração.

No Brasil, o aumento de importações foi de 18% no terceiro trimestre, superando todos os demais países do G-20. As exportações também estiveram acima de todas as demais economias do grupo, com expansão de 5,5%. A taxa superou o aumento de 5,3% da Rússia, beneficiada pela alta do petróleo, ou da Coreia, com 4,7%. A forte alta brasileira também se deu depois de um segundo trimestre de contração nas exportações e importações em valores.

Na semana passada, como o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a guerra comercial travada entre Estados Unidos e China, cujo desfecho ainda é imprevisível, tem turbinado as exportações brasileiras. A expectativa é que as vendas dos produtos nacionais ao exterior encerrem 2018 com o melhor resultado em cinco anos.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR e Aduaneiras.com.br




CONTATO

Você poderá entrar em contato conosco através de telefone ou preenchendo o formulário abaixo.

Original Logística e Comércio Exterior Ltda.
Rua Beira Rio, 45 - 6º Andar - conj. 63/64
Vila Olímpia | CEP: 04548-050 - São Paulo - SP
Tel. +55 (11) 3594-1111

comercial@originallogistica.com.br

© 2013/2019 ORIGINAL LOGÍSTICA
Todos os direitos reservados.